
Menu
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

domingo, 26 de dezembro de 2010
A igreja celebra hoje:Santo Estêvão

São Estevão, protomártir da fé Cristã,ou seja, ele foi o primeiro mártir de toda a história católica.e um dos mais reverenciados de todos os mártires. Estefan é um nome obviamente grego e tem sido postulado que ele era um Helenita, significando os judeus que nasceram em uma terra distante de Palestina e que falavam grego como sua língua nativa. Contra esta teoria, temos a tradição que começou no seculo 5° que São Estevão era um nome equivalente do Aramaico "Kelil", talvez o nome original de São Estevão, o qual foi escrito na sua tumba encontrada em 415. Que São Estevão teria origem judaica ficou mais patente ainda na lista dos decanos nos "Atos dos Apóstolos"(6:5) onde lista apenas Nicolau como sendo da Antiópia, o que significaria que os demais diáconos seriam judeus. Virtualmente nada se conhece de sua vida antes de ser convertido. A primeira menção a ele de fato ocorre nos Atos quando ele é escolhido para ser um dos sete diáconos dos Apóstolos e tem a missão de trabalhar com os pobres.São Estevão foca a sua atenção nos convertidos Helenistas e dá uma prova de grande pregador, com o dom de descrever o poder da graça e o poder de fazer milagres.Seu martírio foi contado nos Atos e ocorreu porque ele acabou tendo uma posição proeminente como pregador e trouxe a inimizade de um grupo de judeus em Jerusalém. Levado a presença de Sanhedrin ele se defendeu com paixão e eloquência (Atos 7:2-53) mas não fez nada para suavizar a ira dos seu inimigos. Foi arrastado para fora da cidade e apedrejado até a morte de acordo com a Lei Mosaic.
As ultimas palavras de São Estevão foram:"Jesus, meu Senhor receba meu espirito".
domingo, 19 de dezembro de 2010
4º Semana do Advento

sábado, 18 de dezembro de 2010
Padre Gilberto Maria Defina

Pe. Gilberto Maria Defina, sjs, nasceu em 02 de agosto de 1925 na cidade de Ribeirão Preto, SP. Filho de família católica, desde pequeno já ajudava na Igreja Nossa Senhora do Rosário, dos Padres Claretianos, situada nesse município, bairro de Vila Tibério. Aos 12 anos e meio entrou para o Seminário Menor na cidade paulista de Rio Claro, onde cursou o Ginásio e Colegial. Estudou também, por um ano, em Campinas, SP. Em 1943 mudou-se para a capital de São Paulo, onde cursou Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga.
Padre Gilberto foi ordenado sacerdote em 03 de dezembro de 1950 por D. Manuel da Silveira D’Elboux, Bispo da Diocese de Ribeirão Preto. A cerimônia ocorreu na Catedral local, que o acolheu como vigário paroquial ao lado do Cônego Jaime Luis Coelho. Nesse período e por 4 anos, o fundador da Fraternidade Jesus Salvador exerceu diversas atividades, dentre as quais a de professor no Seminário Menor da Diocese de Ribeirão Preto e Diretor do jornal “Diário de Notícias”.
Em 02 de fevereiro de 1955, Pe. Gilberto tomou posse na Paróquia de São Simão Apóstolo, na cidade de São Simão, Estado de São Paulo, onde foi pároco por 12 anos. Por essa ocasião, ao ser instalado o Cabido Metropolitano de Ribeirão Preto, foi designado Cônego da Catedral. A pedido do Arcebispo, assumiu em 1967 a tarefa de Assistente Espiritual da Comunidade de Seminaristas da Província Eclesiástica da Arquidiocese de Ribeirão Preto, apesar de nessa época já estar residindo na cidade de São Paulo. Nesse mesmo período, fundou na capital paulista, com outros colegas sacerdotes, a FAI (Faculdades Associadas Ipiranga), onde exerceu por vários anos a função de Diretor.
Em 1991 Pe. Gilberto foi recebido no Clero da Arquidiocese de São Paulo. Em 1993, juntamente com alguns leigos, fundou a Fraternidade Jesus Salvador, dando início em 1994, na Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, SP, aos Institutos Missionários Servos e Servas de Jesus Salvador. Em 17 de setembro de 1994, dia em que Seminário e Convento foram erigidos canonicamente pelo Bispo Diocesano Dom Fernando Antonio Figueiredo, Pe. Gilberto tornou-se religioso, proferindo os votos perpétuos. Além de Filosofia e Teologia, ele também possuía títulos acadêmicos em Letras e Direito Civil.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
O Carisma da Fraternidade Jesus Salvador

terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Fraternidade Jesus Salvador
A Fraternidade Jesus Salvador, com sede na Zona Sul da cidade de São Paulo, SP, foi fundada em 1993 pelo Pe. Gilberto Maria Defina, sjs. Seu carisma é o Louvor de Deus, sob todas as suas formas - a litúrgica, em primeiro lugar. Esse louvor tem como conseqüência a procura de santificação pessoal e comunitária, sob a ação do Espírito Santo, cultuado através da espiritualidade Salvista, que encontra seu embasamento nos aspectos fundamentais da Renovação Carismática Católica – RCC. “Isso porque acreditamos na Efusão ou Batismo no Espírito Santo, conforme promessa do Senhor Ressuscitado (At 1,5) e disso damos testemunho em todo tempo e lugar”, afirmava Pe. Gilberto, falecido em 05 de dezembro de 2004.

A Fraternidade Jesus Salvador é uma grande família do povo de Deus, formada por 3 ramos: o Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, o Instituto Missionário Servas de Jesus Salvador e os Servos Evangelizadores do Reino - SER (Ordem Terceira - Leigos), e um movimento de jovens chamado Juventude Javista. Todos vivendo sob o mesmo carisma, espiritualidade e apostolado, o que garante a unidade e a inspiração de toda a obra de Jesus Salvador.
"Você jovem .. Ja pensou em ser Padre?? Entre em contato com o vocacional salvista..Entre no site e confira.. Venha viver esse louvor à Deus.
www.salvistas.com.br
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Santa Luzia Virgem e Mártir

domingo, 12 de dezembro de 2010
3º Domingo do Advento

Alegremo-nos todos no Senhor, pois Ele está próximo! O Advento nos pede uma preparação digna, plena de motivações, para esse acontecimento tão significativo. A Palavra de Deus exorta-nos a expressar nossa alegria, pois o Senhor está para chegar! “Alegra-te, cheia de graça, porque o Senhor está contigo” (Lc 1, 28), diz o Anjo a Maria. A causa da alegria na Virgem é a proximidade de Deus. E o Batista, ainda não nascido, saltará de alegria no seio de Isabel, ante a proximidade do Messias. A alegria é ter Jesus, a tristeza é perdê-lo.
Podemos estar alegres se o Senhor estiver verdadeiramente presente na nossa vida, se não O tivermos perdido, se não tivermos os olhos turvados pela tibieza ou pela falta de generosidade. Quando, para encontrar a felicidade, se experimentam outros caminhos fora dAquele que leva a Deus, no fim só se acha infelicidade e tristeza. A experiência de todos os que, de uma forma ou de outra, voltaram o rosto para outro lado (onde Deus não estava), foi sempre a mesma: verificaram que fora de Deus não há alegria verdadeira. Encontrar Cristo, ou tornar a encontrá-Lo, é fonte de uma alegria profunda e sempre nova.
O cristão deve ser um homem essencialmente alegre. Mas a sua alegria não é uma alegria qualquer, é a alegria de Cristo, que traz a justiça e a paz, e que só Ele pode dar e conservar, porque o mundo não possui o seu segredo.
A alegria do mundo procede de coisas exteriores: nasce precisamente quando o homem consegue escapar de si próprio, quando olha para fora, quando consegue desviar o olhar de seu mundo interior, que produz solidão porque é olhar para o vazio. O cristão leva a alegria dentro de si, porque encontra a Deus na sua alma em graça. Esta é a fonte da sua alegria. A alegria do mundo é pobre e passageira. A alegria do cristão é profunda e capaz de subsistir no meio das dificuldades. É compatível com a dor, com a doença, com o fracasso e as contradições. “Eu vos darei uma alegria que ninguém vos poderá tirar” (Jo 16, 22), prometeu o Senhor.
A nossa alegria deve ter um fundamento sólido. Não se pode apoiar exclusivamente em coisas passageiras: notícias agradáveis, saúde, tranqüilidade, situação econômica boa, etc., coisas que em si são boas se não estiverem desligadas de Deus, mas que por si mesmas são insuficientes para nos proporcionarem a verdadeira alegria.
Ide e Proclamais a todos .. Que o Senhor está pra Nascer...
sábado, 11 de dezembro de 2010
Nossa Senhora Guadalupe
A virgem de Guadalupe também conhecida como Nossa Senhora Guadalupe é uma santa Mexicana, patrona daquela cidade sendo também considerada como patrona de toda América Latina além de ser a Imperatriz América. Conta a história que a Virgem Maria surgiu para um índio muito humilde em uma aparição no ano de 1953 mês de dezembro, dia 9. tal aparição ocorre em uma pequena tribo chamada Nahua. O índio que teve a visão se chamava Juan Diego Cuauhtlatoatzin.

História
Juan Diego teve a visão onde a Virgem de Guadalupe dizia ser a mãe de Deus e designou o índio a avisar ao bispo que este deveria construir ali um santuário para ela, sendo que sua imagem foi impressa de forma milagrosa em um tecido chamado tilma, de baixa qualidade, que poderia se deteriorar em pouco tempo mas persiste até os dias atuais. Juan Diego recebeu a beatificação no ano de 1990 e a canonização no ano de 2002, sendo assim ele torna-se um santo católico de origem indígena, o primeiro entre os índios americanos.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Amizade que cujo o Alicerce é Deus...
O Valor de uma amizade é algo que ultrapassa todo o nosso limite, revigora nossas forças. Pois a verdadeira amizade é presente de Deus e é n’Ele que as revigoramos. Queria aqui expressar, de um modo concreto, a alegria de ter vocês na minha vida, mas o que vale mesmo, é o forte e puro sentimento que existe no meu coração. É o amor no meu peito, que é algo tão forte, algo que Deus capacitou em mim, para que assim então eu confiasse em vocês.
Esse dia 08/12/10 vai ficar marcado pra toda eternidade em minha vida.. Pois senti a amizade de vcs bater mais forte em mim.Tudo que sentimos em nossas vidas devemos expressar pois é algo único, sempre louvo a Deus por ter confiado vcs em minha vida, por ter escolhido a melhor parte , VCS....
Passamos por tantas coisas juntos não é verdade? Passamos por Dificuldade, alegrias, anseios, Vitórias, Derrotas, mais tudo isso, por um motivo maior: a Salvação. Pra que um dia nossa amizade seja alcançada ao Infinito do Céus.
Quero deixar aqui uma unica frase pra vcs, que acima de qualquer coisa estaremos sempre juntos..
ATRAVÉS DA COMUNHÃO"
domingo, 5 de dezembro de 2010
2º Semana do Advento

domingo, 28 de novembro de 2010
1º Semana do Advento


domingo, 21 de novembro de 2010
Festa de Cristo Rei: Dia do Leigo

- No domingo 21 de novembro a Igreja do Brasil celebra, juntamente com a festa de Cristo Rei, o Dia do Leigo. Assim se fecha o ciclo do ano litúrgico e toda a comunidade é chamada a refletir - antes de começado o tempo do Advento e a preparação para o Natal –sobre a identidade e missão desses homens e mulheres – os cristãos leigos - que formam a imensa maioria do Povo de Deus e são a esperança da Igreja.O documento de conclusões da Conferência de Santo Domingo, de 1992, assinado por todos os bispos da América Latina e do Caribe faz uma afirmação central que demarca o futuro não só dos cristãos leigos, mas também da Igreja à qual os mesmos pertencem.Afirma claramente no seu n. 97 que : "As urgências do momento presente na América Latina e no Caribe reclamam: que todos os leigos sejam protagonistas da nova evangelização,da promoção humana e da cultura cristã."Mais adiante, é ainda o mesmo documento de conclusões que proclama, ao definir os leigos como linha pastoral prioritária: "...uma linha prioritária de nossa pastoral ,fruto desta IV Conferência,há de ser a de uma Igreja na qual os fiéis cristãos leigos sejam protagonistas. " O compromisso que toda a Igreja da América Latina toma no sentido de uma nova evangelização no entender do documento,só poderá ser levado a bom termo com a formação de um laicato bem estruturado com uma formação permanente,maduro e comprometido . A nova evangelização, segundo os bispos reunidos em Santo Domingo,só poderá ser levada efetiva e seriamente a cabo "se os leigos,conscientes de seu batismo,responderem ao chamado de Cristo a que se convertam em protagonistas da nova evangelização".Parece claro portanto que a Igreja da América Latina não deseja mais centrar suas forças formadoras e pastorais apenas ou mesmo principalmente sobre o clero e os religiosos mas, pelo contrário, tenciona investir com entusiasmo e força na formação deste laicato,que constitui a grande maioria de seus membros. E para que isso aconteça está disposta a colocar os meios, assumindo-os como linha pastoral prioritária,confiando-lhes ministérios e serviços dentro do corpo eclesial e promovendo-os constantemente.Além disso,está disposta a reconhecer as lacunas e falhas que possam ter havido na formação destes mesmos leigos ao longo dos tempos. Fala-se claramente no documento em "leigos nem sempre adequadamente acompanhados pelos Pastores" ,"deficiente formação", etc. Ao mesmo tempo se afirma que "os fiéis leigos comprometidos manifestam uma sentida necessidade de formação e de espiritualidade"; " os pastores procurarão os meios adequados que favoreçam aos leigos uma autêntica experiência de Deus" . Coloca-se como linha pastoral principal "incentivar uma formação integral,gradual e permanente dos leigos".Todas estas constatações não se originam, no entanto, do oportunismo de uma instituição que se assusta com a queda de nível da formação de seus quadros nem com a possível diminuição quantitativa de seus efetivos. Originam-se, sim, ao invés, de uma constatação de base que não provém da lógica humana,mas é apenas assimilada por revelação do próprio Deus: a de que todo o povo de Deus recebe do Senhor mesmo o chamado à santidade. Afirmada enfaticamente não só pela Sagrada Escritura, como também, mais recentemente, pelo Concílio Vaticano II, especialmente na Constituição Lumen Gentium, essa constatação permite ver e conceber a Igreja, na sua totalidade, segundo aquilo que é comum a todos os fiéis. A intenção do Concílio é, aí, "mostrar o que é comum a todos os membros do povo de Deus, antes de qualquer distinção de ofício e de estado particular, considerado o plano da dignidade da existência cristã."Mais ainda. Toda esta eclesiologia nova e total inaugura uma diferente convicção profunda: a de que este chamado maior e primordial a todo um povo é inseparável da possibilidade de assumir e fazer acontecer o desafio eclesial imenso de uma nova evangelização e que nele estão incluídos também os fiéis leigos. Em relação a estes, os pastores se sentem responsáveis, no sentido de ajudá-los a desenvolver sua vida de fé até o desabrochar pleno de uma autêntica santidade cristã.A formação do laicato, portanto, tem sido uma preocupação constante da Igreja do continente e mesmo do mundo inteiro, no sentido de poder oferecer ao mundo cristãos leigos adequadamente preparados para responder aos desafios da sociedade e do momento atual.Neste sentido, são numerosos os Centros de formação que começam a crescer, sedesenvolver e espalhar-se pelo país e pelo continente, colocando à disposição dos leigos possibilidade de retiros espirituais e outras experiências de crescimento na fé e na vida do Espírito; cursos de teologia onde possam aprender mais profundamente as verdades de sua fé; cursos de formação política, onde possam unir e fecundar mutuamente fé e cidadania, espiritualidade e política, aprendendo e refletindo juntos sobre a maneira transformadora de agir sobre a realidade.Assim, a Igreja vai poder adquirir sempre mais o rosto plural e rico que desde os primórdios do Cristianismo vem constituindo o sonho de Jesus Cristo. Na festa de Cristo Rei o leigo é chamado uma vez mais a assumir uma identidade que é a sua: uma identidade crística. E isto vai significar, cada vez mais, recriar hoje e sempre a história de Jesus de Nazaré, de forma inovadora e adequada à personalidade de cada um, à cultura e aos tempos.Sendo , portanto, um batizado, o leigo não é nem nunca foi nem será cidadão de segunda categoria na Igreja, consumidor apenas dos bens espirituais e eclesiais. Mas cidadão pleno, participante ativo, depositário de um ministério que o faz atuar com e como Cristo.Neste Domingo de Cristo Rei, quando a Igreja do Brasil celebra o Dia do Leigo,todos os batizados são chamados a renovar seu compromisso batismal. Assim estarãoproclamando que Jesus Cristo é o Rei do Universo e se dispondo a recriar suas atitudes e seus gestos, amando com um coração semelhante ao seu.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Significações do Símbolo da Fraternidade

sábado, 6 de novembro de 2010
Vocação - Decisão

Por isso o Senhor te Chama.
Qual será a sua resposta? E sua escolha?
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Festa dos Estados

domingo, 10 de outubro de 2010
Vida.. Ato Sublime de amor
Como tu, ele vem de Deus.
Como, pois, privá-lo da vida?
Como tirar-lhe o direito de nascer?

O aborto não é, como dizem, simplesmente um assassinato. É um roubo... Nem pode haver roubo maior. Porque, ao malogrado nascituro, rouba-se-lhe este mundo, o céu, as estrelas, o universo, tudo. O aborto é o roubo infinito."
terça-feira, 22 de junho de 2010
É tão ruim...
