Menu

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O Carisma da Fraternidade Jesus Salvador

O Carisma é o Louvor de Deus

O carisma da Fraternidade Jesus Salvador é o Louvor de Deus sob todas as suas formas - a litúrgica em primeiro lugar – e, como conseqüência desse Louvor, a procura de santificação pessoal e comunitária, através da consagração ao Espírito Santo, Deus-Amor. O amor que o Espírito Santo derrama nos corações dos membros da comunidade os torna participantes do carisma javista e orienta todas as suas forças para o Louvor de Deus.
“Louvar a Deus é a primeira obra e essencial tarefa do Servo e da Serva de Jesus Salvador. Está intrinsecamente ligada ao caráter oracional da Fraternidade. Primeiramente oramos, depois colocamo-nos, pela força da oração, em missão. Se o louvor não brotar de nossos corações, descaracteriza-se e deixa de existir a Fraternidade Jesus Salvador, seus membros e sua atuação. Este louvor nada mais é do que pura expressão de gratidão ao Deus-Amor e idêntico empenho nosso em sua obra de renovação de cada criatura e de todo o mundo. Todos os nossos atos e movimentos se resumem no Louvor de Deus e o que não serve para o seu louvor ou o impede, deve ser afastado do nosso meio. Tudo o que possa contribuir para o Louvor de Deus, deve ser utilizado, sem reservas, como seu instrumento”, expicava Pe. Gilberto, sjs, que ao longo de sua vida foi testemunha dessa missão delegada por Deus à obra por ele fundada.
No Louvor de Deus estão implícitos toda a Adoração, o Agradecimento e o Amor que lhe são devidos como Divindade Una e Trina. O que leva a comunidade javista a este constante louvor divino é a procura do “Único Necessário” em suas vidas; é estar com Deus e nele mergulhando, vivendo, respirando e existindo. Em nossos tempos, aqueles que se dedicam ao louvor do Senhor concretizam o Seu Reino, antecipam a glória celestial e são inundados pelo clarão do Espírito Santo que vem renovar a face da terra. É por meio desse louvor que nos advém, pelo Espírito, todo o bem, salvação e cura, toda a graça de Deus.
Como necessária forma de louvor, a Fraternidade Jesus Salvador firma-se na tríplice devoção da Santa Eucaristia, do Divino Espírito Santo e da Santa Virgem Maria. O Louvor de Deus é apresentado, principalmente, através de formas da Sagrada Liturgia e para deixar isso em evidência, Pe. Gilberto afirmava: “Nossa Fraternidade sempre empregará e usará de todo o esplendor litúrgico para tal louvor a Deus. Em tudo o que fazemos, buscamos o Louvor de Deus, onde quer que nos encontremos ou estejamos, cumprindo assim o mandato de nosso Senhor de em todas as circunstâncias dar graças. Em tudo reconhecemos a ação divina, e tributando ao Senhor o louvor que lhe é devido, estamos agradecidos, por meio de nosso corpo e alma, cumprindo o gesto dos mais pequeninos, pois é da boca das crianças que brota o perfeito louvor, capaz de confundir nossos adversários e reduzir ao silêncio nossos inimigos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...