Menu

sexta-feira, 18 de março de 2011

Quaresma

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa.

Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa de aleluia " Sabado Santo" ) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.

Qual o significado destes 40 dias?

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

Este é um tempo propicio para vigilância,entrega e conversão um tempo de entrega, de se voltar para si ver onde estamos errando com Deus,pois devemos preparar o nosso coração pois aquele que morreu por nós irá ressuscitar no terceiro dia.

Fonte: Texto Reaproveitado por Marcelo Rocha e Paulinos paulinos.org.br/blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...