Domingo, 2 de Janeiro de 2011 Epifania do Senhor
Hoje, celebramos a solenidade da Epifania do Senhor. Trata-se de uma palavra grega para indicar a apresentação do Menino Jesus para o mundo. Essa palavra significa “Manifestação” do Senhor.Uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. E neste dia também se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a “Epifania do Senhor”. Ou seja, o nascimento de Jesus.O evangelho desta solenidade é tirado de Mateus 2,1-12 que fala de uma estrela que guiou os reis magos – Gaspar, Belchior e Baltasar – até Belém, para que lá descobrissem “o rei dos judeus recém-nascido e o adorassem”.E Mateus acrescenta, no seu evangelho: “entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e prostrados o adoraram”.
A viagem do Oriente, a busca, a estrela que apareceu aos Magos, a vista do Salvador e sua adoração constituem as etapas que os povos e cada pessoa deveriam percorrer na sua caminhada ao encontro do Salvador do mundo. A luz e o seu convite não são coisas do passado, porque é para gente como os reis magos que se dirige a história de cada um de nós.
Para que pudessem provar a alegria de ver Cristo, de adorá-lo e de oferecer-lhe os seus dons, os reis Magos passaram por situações nas quais tiverem sempre de perguntar, sempre seguir um sinal enviado por Deus.
A firmeza e a constância, sobretudo na fé, é impossível sem sacrifícios, mas é justamente daqui que nasce a alegria indizível da contemplação de Deus que se revela a nós, assim como a alegria de dar ou de dar-se a Deus: “ao ver a estrela, eles provaram uma grandíssima alegria”.
Nós podemos ver a estrela na doutrina e nos sacramentos da Igreja, nos sinais dos tempos, nas palavras sábias e nos bons conselhos que, em seu conjunto, constituem a resposta às nossas perguntas sobre a salvação e sobre o Salvador.

Alegremos, também nós, pelo fato de que Deus, velando sempre, na sua misericórdia, sobre quem caminha guiado por uma estrela, nos revela de tantos modos a verdadeira luz, o Cristo, o Rei salvador.
Oxalá que hoje escutemos a voz do recém-nascido. E se não a percebemos, limpemos os nossos ouvidos, curemos a nossa surdez de alma e não fiquemos sozinhos e tristes como Herodes.
Vamos ao portal de Belém e com fé e sensibilidade, desde o mais profundo de nosso coração, adoremos Jesus, prometendo-lhe que seguiremos sempre sua estrela.
Fonte: La Chiesa
O Significado do Ouro, Incenso e Mirra nos dias de hoje.
- Ouro hoje representa a Nossa vida, a nossa entrega
- Incenso hoje representa a nossa Oração.Quando rezamos e pedimos a nossa oração e como o incenso que queima e eleva ao céu.
- Mirra representa a imortalidade , o Senhor se fez homem pra morrer por cada um de nós.
Marcelo Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário