Menu

domingo, 2 de janeiro de 2011

Epifania do Senhor

Domingo, 2 de Janeiro de 2011
Epifania do Senhor

Hoje, celebramos a solenidade da Epifania do Senhor. Trata-se de uma palavra grega para indicar a apresentação do Menino Jesus para o mundo. Essa palavra significa “Manifestação” do Senhor.
Uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. E neste dia também se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a “Epifania do Senhor”. Ou seja, o nascimento de Jesus.O evangelho desta solenidade é tirado de Mateus 2,1-12 que fala de uma estrela que guiou os reis magos – Gaspar, Belchior e Baltasar – até Belém, para que lá descobrissem “o rei dos judeus recém-nascido e o adorassem”.E Mateus acrescenta, no seu evangelho: “entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e prostrados o adoraram”.

A viagem do Oriente, a busca, a estrela que apareceu aos Magos, a vista do Salvador e sua adoração constituem as etapas que os povos e cada pessoa deveriam percorrer na sua caminhada ao encontro do Salvador do mundo. A luz e o seu convite não são coisas do passado, porque é para gente como os reis magos que se dirige a história de cada um de nós.
Para que pudessem provar a alegria de ver Cristo, de adorá-lo e de oferecer-lhe os seus dons, os reis Magos passaram por situações nas quais tiverem sempre de perguntar, sempre seguir um sinal enviado por Deus.
A firmeza e a constância, sobretudo na fé, é impossível sem sacrifícios, mas é justamente daqui que nasce a alegria indizível da contemplação de Deus que se revela a nós, assim como a alegria de dar ou de dar-se a Deus: “ao ver a estrela, eles provaram uma grandíssima alegria”.
Nós podemos ver a estrela na doutrina e nos sacramentos da Igreja, nos sinais dos tempos, nas palavras sábias e nos bons conselhos que, em seu conjunto, constituem a resposta às nossas perguntas sobre a salvação e sobre o Salvador.
epifania do senhor 300x243 Epifania do Senhor
Alegremos, também nós, pelo fato de que Deus, velando sempre, na sua misericórdia, sobre quem caminha guiado por uma estrela, nos revela de tantos modos a verdadeira luz, o Cristo, o Rei salvador.
Oxalá que hoje escutemos a voz do recém-nascido. E se não a percebemos, limpemos os nossos ouvidos, curemos a nossa surdez de alma e não fiquemos sozinhos e tristes como Herodes.
Vamos ao portal de Belém e com fé e sensibilidade, desde o mais profundo de nosso coração, adoremos Jesus, prometendo-lhe que seguiremos sempre sua estrela.


Fonte: La Chiesa


O Significado do Ouro, Incenso e Mirra nos dias de hoje.

  • Ouro hoje representa a Nossa vida, a nossa entrega
  • Incenso hoje representa a nossa Oração.Quando rezamos e pedimos a nossa oração e como o incenso que queima e eleva ao céu.
  • Mirra representa a imortalidade , o Senhor se fez homem pra morrer por cada um de nós.

Marcelo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...