Menu

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!”

Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.

Palavra de Deus é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Por este motivo a Bíblia é formada por histórias de um povo. Este povo teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele.Ao responder a Deus com a própria vida, as personagens bíblicas viveram a Palavra de Deus e a deixaram para nós como herança viva.Muitas pessoas fizeram a experiência de ser tocada pela Palavra de Deus. O apóstolo Paulo é um perfeito exemplo de pessoa que se entregou a ação de Deus a ponto de que sua própria vida fosse transformada em Palavra de Deus para todos os povos de todos os tempos.Nós também somos chamados a tornar-nos Palavra de Deus. Somos convidados a fazer parte da história da Bíblia, a acolher a comunicação viva e eficaz de Deus em nossa vida. Chegou setembro anunciando a chegada da primavera, cheia de vida e de flores.
E setembro traz para a Igreja a celebração do mês da Bíblia, essa Bíblia que é toda ela um jardim florido com as flores de Deus.
Desde a majestosa simplicidade da História dos Primórdios nos primeiros capítulos do Gênesis, a vocação de Abraão, a era dos patriarcas, o Êxodo, dominado pela figura empolgante de Moisés, e a grande gesta do deserto, das maravilhas de Deus, da Aliança do Sinai.
Depois, os juizes e os reis, com as figuras inexcedíveis de Davi e Salomão. E a divisão do povo em dois reinos: O de Judá e de Israel. O Exílio na Babilônia e a volta e a recomposição.
Tudo isso iluminado pela Palavra dos profetas, que iam mostrando o sentido das coisas de Deus para além das vicissitudes das guerras e do domínio da terra. E tudo cantado em canções de louvor, de súplica e às vezes de dor e contrição. São os Salmos, cuja poesia não é superada por nenhuma poesia humana.Depois vem o Novo Testamento, quando Deus, “depois de ter falado mil vezes e de diversos modos aos Pais pelos profetas, falou definitivamente no filho a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual fez os séculos” (Hb 1,1s). Nada mais sábio nem mais santo do que o livro do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, nas quatro redações dos sinóticos e de São João, continuando depois como que num eco de vida e de eficácia no Livro dos Atos dos Apóstolos e nas cartas de São Paulo e de outros apóstolos, terminando com o Apocalipse, que é um cântico de vitória e de esperança.

6 comentários:

  1. Olá Marcelo, adorei seu blog tbm tá muito legal hein amigo? Adorei!!!
    Nos dias de hoje é legal a gente escrever coisas construtivas, que sirvam para conhecimento e esclarecimento da palavra de Deus, para os que ainda não a conhecem muito a fundo! Eu procuro sempre fazer isso e vejo que vc tbm escreve coisas desse genero... e por sinal muito bem, gostei muito!

    Sobre os gadgets para vc colocar aqui do lado do seu blog eu vou te enviar por e-mail ok, vou passar uns links que te levam para os sites pra vc poder cria-los e coloco tbm o passo a passo pra vc coloca-lo no seu blog!


    Abraçoss e fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. E sempre um alegriaaa poder testemunhar aquilo q vivo!!!
    fico muito feliz por ter encontrado pessoas como vc por aqui?
    e muuitooo obrigadooo por tudo
    abraços


    fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
  3. Espero ancioso pelo email!!
    acolitomarcelo@hotmail.com
    ou acolito22@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcelo, Sou eu de novo!
    Já te enviei o e-mail com as dicas!!!
    Vc recebeu?

    t+, um abraço

    ResponderExcluir
  5. boa noiteee naummm recebi naummmm?
    em qual vc mandouuu?
    manda de novo no do hotmail
    acolitomarcelo@hotmail.com

    abraços

    ResponderExcluir
  6. E ai Marcelo, tudo jóia? Boa tarde!

    Olha, eu enviei no outro que vc me passou! Mais tudo bem, eu envio no hotmail de novo!

    Abraçusss e fica com Deus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...