Menu

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O que é o Purgatório ?


Entre o Purgatório e o Inferno existe uma diferença grande que importa esclarecer. Sendo, na verdade, estâncias de sofrimento, diferenciam-se, no entanto, fundamental e es­sencialmente por sua natureza.
O Purgatório é a sala de espera, o vestíbulo, a antecâmara do Céu. Quem nele se encontra está feliz, porque tem a certeza absoluta de que, terminada a expiação, irá gozar eternamente de Deus e do seu reino. Daí a sua serenidade, a paz e a resi­gnação perfeita. Apessoa está seguríssima de que não perderá jamais a graça santificante. Sofre indizivelmente com a dilação e com as demais penas, mas sofre sob a mão misericordiosa de Deus e na sua amizade, sofre cheia de fé e de esperança.
O Inferno, pelo contrário, é a morada do ódio, da dor e do desespero por toda a eternidade.No Purgatório, o centro da pena é a dor de um amor que se vê retardado na posse do Bem infinito que ama; no inferno, o centro da pena do condenado é o ódio a Deus, Bem infinito que para sempre se perdeu.
O Purgatório é o acordo entre a misericórdia e a justiça. Deus criando-te, tudo te deu para tudo empregares no seu serviço. Mas sucede que, ofendendo-O, faltas a esse dever, para servires ao demónio e às paixões. Subtraindo a Deus o serviço que Lhe é devido, contrais uma dívida para com Ele.



Fragmento extraído de:O QUE É O PURGATÓRIO?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...