Menu

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi

Todos os anos na quinta-feira seguinte ao domingo em que comemoramos na Igreja Católica como o Domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez, acontece no domingo seguinte a Pentecostes, temos a festa do Corpo e Sangue de Cristo, mais conhecido como Corpus Christi expressão em latim que significa corpo de cristo. Nessa festa celebramos a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É comum a pessoa da comunidade enfeitarem as ruas por onde vai passar a procissão. Essa tradição surgiu nas ruas históricas de Ouro Preto, Minas Gerais. Geralmente fazem desenhos com serragem tingida, pó de café, farinha de trigo, entre outros objetos, para representar a alegria de sermos cristãos, de confiarmos na Eucaristia e de sermos seguidores de Jesus Cristo, formando assim tapetes enfeitados nas ruas, onde o padre vai a frente com o corpo de Cristo a mostra e nós fiéis atrás como um sinal de que confiamos e acreditamos no Corpo de Cristo.

A comemoração se dá em uma quinta-feira em alusão a instituição da Eucaristia que ocorreu nesse dia, na quinta-feira da semana santa.

A celebração de Corpus Christi é composta por uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...