Menu

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Dom Bosco

Dai-me Almas e ficai com o resto, o que importa é a Juventude Santa.

Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.
Logo, Dom Bosco foi crescendo diante do testemunho de sua mãe Margarida, uma mulher de oração e discernimento. Ele teve que sair muito cedo de casa, mas aquele seu desejo de ser padre o acompanhou. Com 26 anos de idade, ele recebeu a graça da ordenação sacerdotal. Um homem carismático, Dom Bosco sofreu. Desde cedo, ele foi visitado por sonhos proféticos que só vieram a se realizar ao longo dos anos. Um homem sensível, de caridade com os jovens, se fez tudo para todos. Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade daqueles jovens que não tinham onde viver, necessitavam de uma nova evangelização, de acolhimento. Um sacerdote corajoso, mas muito incompreendido. Foi chamado de louco por muitos devido à sua ousadia e à sua docilidade ao Divino Espírito Santo.
Dom Bosco, criador dos oratórios. Catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens. Enfim, Dom Bosco era um homem voltado para o céu e, por isso, enraizado com o sofrimento humano, especialmente, dos jovens. Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, foi pai e mestre, como encontramos citado na liturgia de hoje. São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão. Isso que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos, inclusive aqueles que não o compreendiam.
Para á Igreja e para todos nós, é um grande intercessor, porque viveu a intimidade com Nosso Senhor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Deixou uma grande família, um grande exemplo de como viver na graça, fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em 31 de janeiro de 1888, tendo se desgastado por amor a Deus e pela salvação das almas, ele partiu. Mas está conosco no seu testemunho e na sua intercessão.


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Santo Tomás de Aquino

Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: "Quem é Deus?".
A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.
Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.
Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.
Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado "Doutor Angélico", Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.



terça-feira, 25 de janeiro de 2011

São Paulo 457 anos.


O nome “São Paulo” foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme informa o padre José de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus: “A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo, e, por isso, a ele dedicamos nossa casa! “O povoamento da região do Pátio do Colégio teve início, em 1560, quando Mem de Sá, governador-geral do Brasil, na Capitania de São Vicente, ordenou a transferência da população da Vila de Santo André da Borda do Campo, que fora criada por Tomé de Sousa em 1553, para os arredores do colégio; local alto e mais adequado para melhor se proteger dos ataques dos índios.Desta forma, em 1560, a Vila de Santo André da Borda do Campo foi transferida para a região do Pátio do Colégio de São Paulo e passou a se denominar Vila de São Paulo, pertencente à Capitania de São Vicente.

São Paulo foi por muito tempo a única vila no interior do Brasil. Esse isolamento de São Paulo se dava principalmente porque era dificílimo subir a Serra do Mar, a pé, da Vila de Santos ou da Vila de São Vicente para o Planalto de Piratininga,e os ataques dos indios eram freqüentes.Os séculos foram passando e São Paulo foi crescendo e acolhendo povos de diversos países do mundo, bem como migrantes de outros estados brasileiros. Hoje São Paulo é considerada a mairo metrópole da América do Sul, e conhecida como o gigante que não adormece em razão de se encontrar inúmeras atividades comerciais na capital aberta 24 horas por dia: farmácias, restaurantes, supermecados, posto de gasolina, casas noturnas, etc.Por isso e muito mais eu amo São Paulo, obrigada São Paulo por existires!Parabéns São Paulo e que neste ano de 2011 nossos governantes possam olhar um pouco mais para ti e resolver tantos problemas que nos incomodam diariamente! Que as nossas ruas recebam sinalizações de trânsito vertical e horizontal, que as placas de indicação de rotas e caminhos sejam recolocadas, que o asfalto de nossas ruas seja refeito, já chega de tanto buraco.

Que sejam encontradas soluções para as áreas de alagamento, que os hospitais sejam melhorados, que a violência urbana diminua, e que tenhamos policias bem pagos e ativos nas ruas protegendo a população

Parabéns São Paulo!

Fonte: Jornal da Tarde

Conversão de São Paulo

O martírio de São Paulo é celebrado junto com o de São Pedro, em 29 de junho, mas sua conversão tem tanta importância para a história da Igreja que merece uma data à parte. Neste dia, no ano 1554, deu-se também a fundação da que seria a maior cidade do Brasil, São Paulo, que ganhou seu nome em homenagem a tão importante acontecimento.
Saulo, seu nome original, nasceu no ano 10 na cidade de Tarso, na Cilícia, atual Turquia. À época era um pólo de desenvolvimento financeiro e comercial, um populoso centro de cultura e diversões mundanas, pouco comum nas províncias romanas do Oriente. Seu pai Eliasar era fariseu e judeu descendente da tribo de Benjamim, e, também, um homem forte, instruído, tecelão, comerciante e legionário do imperador Augusto. Pelo mérito de seus serviços recebeu o título de Cidadão Romano, que por tradição era legado aos filhos. Sua mãe uma dona de casa muito ocupada com a formação e educação do filho.
Portanto, Saulo era um cidadão romano, fariseu de linhagem nobre, bem situado financeiramente, religioso, inteligente, estudioso e culto. Aos quinze anos foi para Jerusalém dar continuidade aos estudos de latim, grego e hebraico, na conhecida Escola de Gamaliel, onde recebia séria educação religiosa fundamentada na doutrina dos fariseus, pois seus pais o queriam um grande Rabi, no futuro.
Parece que era mesmo esse o anseio daquele jovem baixo, magro, de nariz aquilino, feições morenas de olhos negros, vivos e expressivos. Saulo já nessa idade se destacava pela oratória fluente e cativante marcada pela voz forte e agradável, ganhando as atenções dos colegas e não passando despercebido ao exigente professor Gamaliel.
Saulo era totalmente contrário ao cristianismo, combatia-o ferozmente, por isso tinha muitos adversários. Foi com ele que Estêvão travou acirrado debate no templo judeu, chamado Sinédrio. Ele tanto clamou contra Estevão que este acabou apedrejado e morto, iniciando-se então uma incansável perseguição aos cristãos, com Saulo à frente com total apoio dos sacerdotes do Sinédrio.
Um dia, às portas da cidade de Damasco, uma luz, descrita nas Sagradas Escrituras como "mais forte e mais brilhante que a luz do Sol", desceu dos céus, assustando o cavalo e lançando ao chão Saulo , ao mesmo tempo em que ouviu a voz de Jesus pedindo para que parasse de persegui-Lo e aos seus e, ao contrário, se juntasse aos apóstolos que pregavam as revelações de Sua vinda à Terra. Os acompanhantes que também tudo ouviram, mas não viram quem falava, quando a luz desapareceu ajudaram Saulo a levantar pois não conseguia mais enxergar. Saulo foi levado pela mão até a cidade de Damasco, onde recebeu outra "visita" de Jesus que lhe disse que nessa cidade deveria ficar alguns dias pois receberia uma revelação importante. A experiência o transformou profundamente e ele permaneceu em Damasco por três dias sem enxergar, e à seu pedido também sem comer e sem beber.
Depois Saulo teve uma visão com Ananias, um velho e respeitado cristão da cidade, na qual ele o curava. Enquanto no mesmo instante Ananias tinha a mesma visão em sua casa. Compreendendo sua missão, o velho cristão foi ao seu encontro colocando as mãos sobre sua cabeça fez Saulo voltar a enxergar, curando-o. A conversão se deu no mesmo instante pois ele pediu para ser Batizado por Ananias. De Damasco saiu a pregar a palavra de Deus, já com o nome de Paulo, como lhe ordenara Jesus, tornando-se Seu grande apóstolo.
Sua conversão chamou a atenção de vários círculos de cidadãos importantes e Paulo passou a viajar pelo mundo, evangelizando e realizando centenas de conversões. Perseguido incansavelmente, foi preso várias vezes e sofreu muito, sendo martirizado no ano 67, em Roma. Suas relíquias se encontram na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, na Itália, festejada no dia de sua consagração em 18 de novembro.
O Senhor fez de Paulo seu grande apóstolo, o apóstolo dos gentios, isto é, o evangelizador dos pagãos. Ele escreveu 14 cartas, expondo a mensagem de Jesus, que se transformaram numa verdadeira "Teologia do Novo Testamento". Também é o patrono das Congregações Paulinas que continuam a sua obra de apóstolo, levando a mensagem do Cristianismo a todas as partes do mundo, através dos meios de comunicação.
Fonte: Site Paulinas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Este é o dia que o Senhor fez para nós...

Hoje ao despertar, me coloquei por inteiro na presença de Deus, e senti a necessidade de agradecer a Deus de um modo todo especial e de agradecimento e louvor a Ele, por ter me concedido mais um ano de vida.E comecei a pensar. - Ah vinte dois anos atrás uma mulher chamada Maria, estava esperando em seu ventre um Menino que se chamaria Marcelo, aquele menino que sua mãe esperava ansiosa pra ver o seu rosto, o primeiro sorriso, o primeiro choro, sim dia 23 de Janeiro de 1989 do ano da Graça eu nasci,e nesse dia ganhei por mérito de Deus o do da vida e o mais importante minha mãe me envolveu em seus braços e me beijou.
Como sou um filho agradecido por tantas graças que o Senhor vem me concedendo no decorrer desses 22 anos, Lutas, Vitórias, quedas, Alegrias, conquistas mais acima de tudo no decorrer desses anos nunca me faltou o Amor de Deus, pois mesmo sem saber Ele estava ali a me Amar, mesmo sem saber.E hoje na realidade que vivo, já não consigo viver sem esse amor que anestesiou meu coração e hoje se encontra assim, um coração Adorador.
Hoje dia 23 de Janeiro estou celebrando o dom da Vida, com meus 22 anos, vejo como tudo mudou, e nessa mudança recorro a Santíssima Virgem a Mãe de Pentecostes que ilumine minha vida, minha vocação e que possa vim quedas, fraquezas, mais que jamais esqueça que tem alguém me ama incondicionalmente.Mais um ano se passou e eu estou aqui a Agradecer ao meu Deus, por tão grande amor,e por ter me concedido o DOM da VIDA....
Obrigado Meu Deus por Celebrar o DOM da VIDA.

"Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações.Vem e segue-me larga tua casa deixa teus amigos deixa teus irmãos,vem e segue-me ja tens nova morada estará sempre comigo dentro do meu coração"

sábado, 22 de janeiro de 2011

A melhor Parte de mim.


Hoje eu tenho uma definição clara e convicta em relação à palavra Amizade... Está bem claro que a outra metade de mim são vocês. Digo com toda a confiança de que nós nos tornamos um só!

A realidade em que vivo agora me permite saber em quem confiar, para quem pedir os melhores conselhos, com quem devo chorar e também sei com quem partilhar meus momentos de dor. E claro, não podem faltar os momentos de alegria que passamos juntos que, por sinal, são momentos únicos.

Já quebrei a cara muitas vezes por partilhar sentimentos e segredos com pessoas que diziam serem meus amigos. Amigo não é aquele que riu de alguma forma com você, "AMIGO É AQUELE QUE SOFREU JUNTO COM VOCÊ À ESPERA DE SER SEU AMIGO"

Tenho amigos sim... e muitos! A quem posso chamar de Família são poucos, pois como diz a canção “Amigo é a família que escolhemos".

Vocês são a melhor parte que escolhi pra minha vida, foram vocês que me apoiaram, que me levaram a Deus (os melhores conselhos e as broncas, nem se fala! rs).

Mas, acima de tudo, foram vocês que viveram comigo os melhores momentos da minha vida, vocês me levam constantemente a Deus.

Meus amigos, a nossa história deixa que o Céu vai escrever.

Amizade se define como o Sustento de nossa alma; amizade se resume em vocês. Vocês são ‘minha escolha perfeita’.

A TODOS MEUS AMIGOS EU DIGO SEM MEDO:

AMO VOCÊS!

MARCELO ROCHA


Igreja Catolica impedida de ajudar

A prefeitura de Teresópolis está sendo acusada de impedir a distribuição de donativos por parte da Igreja Católica. Segundo o padre Paulo Botas, integrantes da comunidade católica que foram até o estádio Pedrão ouviram de funcionários municipais que "nenhuma igreja católica de Teresópolis iria receber doações". A prefeitura desmente a informação - diz que não passa de boato e que a religião dos desabrigados não é fator levado em consideração."Falaram isso sem o menor constrangimento. O prefeito (Jorge Mário Sedlacek) é evangélico e não quer que a ajuda vá para os católicos. As pessoas se cadastraram, mas foram discriminadas. Nessa situação tão grave, não tem confissão religiosa, não pode ter essa competição ideológica. Isso é um pecado mortal, ainda mais vindo de pessoas cristãs", disse o padre, da igreja do Sagrado Coração de Jesus de Barra do Imbuí, área bastante afetada pelas chuvas.Ele contou que foi alugado um galpão, na frente da igreja, para onde seriam levados roupas e alimentos que emissários recolheriam do montante estocado no Pedrão. A intenção era fazer do galpão um centro de distribuição para atendimento de moradores de bairros como Posse, Campo Grande e Espanhol, onde famílias inteiras morreram.Sem querer entrar em detalhes sobre a religião do prefeito, o padre Mario José Coutinho, decano da Diocese de Petrópolis, disse que a situação é de boicote à Igreja Católica. "É surreal, uma ofensa, uma vergonha, uma agressão à humanidade. Transformaram uma questão humanitária em religiosa", criticou.Amanhã, antes de rezar uma missa de sétimo dia no Imbuí, o bispo de Petrópolis, dom Filippo Santoro, terá uma reunião com o prefeito para discutir o assunto. Dos 21 abrigos abertos em Teresópolis, metade foi providenciado em igrejas evangélicas.


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Beatificação do Papa João Paulo II

Papa João Paulo II será beatificado no dia 1º de maio.


A beatificação de João Paulo II está confirmada e ocorrerá no dia 1º de maio. O anúncio foi feito pelo Vaticano nesta sexta-feira, quando o atual papa, Bento XVI, promulgou decreto
reconhecendo um milagre pela intercessão de seu antecessor. A beatificação será feita em
tempo recorde - normalmente, o Vaticano
leva cinco anos só para começar todo o processo. Quando João Paulo II morreu, uma multidão reunida na Praça de São Pedro para os funerais gritava: "Santo já, santo já". O tempo mais curto para promulgar o decreto tratando do milagre foi justificado, em comunicado do Vaticano, pela "imponente reputação de santidade da qual gozava o papa João Paulo II durante sua vida, em sua morte e depois de sua morte". O caso foi levado à comissão de cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos nesta semana.
O milagre foi aprovado pela comissão. O processo de beatificação é a última etapa para que Karol Wojtyla - que morreu em 2005 após um pontificado de 27 anos - passe a ser reconhecido santo pela Igreja Católica. A ele é atribuída a cura de uma freira que sofria de Parkinson, doença degenerativa. A religiosa conta que ela e uma amiga pediam a João Paulo II o milagre, que teria ocorrido dois meses após sua morte. A canonização requer a ratificação de mais um milagre.
A beatificação é a última etapa antes da canonização, e requer a ratificação de mais um milagre.

Beatificação sai em tempo recorde, pela 'imponente reputação de santidade'

Santa Inês

Virgem e mártir, Santa Inês se deixou transformar pelo amor de Deus que é santo. Seu nome vem do grego, que significa pura. Ela pertenceu a uma família romana e, segundo os costumes do seu tempo, foi cuidada por uma aia (uma babá) que só a deixaria após o casamento.
Santa Inês tiva cerca de 12 anos quando um pretendente se aproximou dela; segundo a tradição, era filho do prefeito de Roma e estava encantado pela beleza física de Inês. Mas sua beleza principal é aquela que não passa: a comunhão com Deus. De maneira secreta, ela tinha feito uma descoberta vocacional, era chamada a ser uma das virgens consagradas do Senhor; e fez este compromisso. O jovem não sabia e, diante de tantas propostas, ela sempre dizia 'não'. Até que ele denunciou Inês para as autoridades, porque sob o império de Diocleciano, era correr risco de vida. Quem renunciasse Jesus ficava com a própria vida; caso contrário, se tornava um mártir. Foi o que aconteceu com esta jovem de cerca de 12 ou 13 anos.
Tão conhecida e citada pelos santos padres, Santa Inês é modelo de uma pureza à prova de fogo, pois diante das autoridades e do imperador, ela se disse cristã. Eles começaram pelo diálogo, depois as diversas ameaças com fogo e tortura, mas em nada ela renunciava o seu Divino Esposo. Até que pegaram-na e a levaram para um lugar em Roma próprio da prostituição, mas ela deixou claro que Jesus Cristo, seu Divino Esposo, não abandona os seus. De fato, ela não foi manchada pelo pecado.
Auxiliada pelo Espírito Santo, com muita sabedoria, ela permaneceu fiel ao seu voto e ao seu compromisso; até que as autoridades, vendo que não podiam vencê-la pela ignorância, mandaram, então, degolar a jovem cristã. Ela perdeu a cabeça, mas não o coração, que ficou para sempre em Cristo.

Santa Inês tem uma basílica que foi consagrada a ela no lugar onde foi enterrada.

Mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial do Enfermo 2011

O papa Bento XVI divulgou nesta terça-feira (18), a mensagem do Dia Mundial do Enfermo 2011, que é celebrado no dia 11 de fevereiro. Nesta 19ª edição, o papa afirma que é a ocasião propícia para refletir sobre o ministério do sofrimento e, sobretudo, para tornar as nossas comunidades e a sociedade civil mais sensível aos irmãos e irmãs doentes.

Bento XVI cita a Carta Encíclica Spe Salvi quando afirma que a grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre. Isto vale tanto para o indivíduo como para a sociedade. Uma sociedade que não consegue aceitar os que sofrem não é capaz de contribuir.

O Pontífice deixa um recado aos participantes da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em agosto, em Madri, na Espanha, afirmando que com frequência a Paixão e a Cruz de Jesus causam medo, porque parecem ser a negação da vida.“Na realidade, é exatamente o contrário! A Cruz é o ‘sim’ de Deus ao homem, a expressão mais elevada e intensa do seu amor e a fonte da qual brota a vida eterna. Do Coração trespassado de Jesus brotou esta vida divina. Só Ele é capaz de libertar o mundo do mal e de fazer crescer o seu Reino de justiça, de paz e de amor ao qual todos aspiramos. A todos vós jovens, doentes e sadios, repito o convite a criar pontes de amor e solidariedade,para que ninguém se sinta sozinho, mas próximo de Deus e parte da grande família dos seus filhos”.

Por: CNBB

Mãe da Misericórdia

A palavra, Misericórdia, em latim, vem da expressão Miser cordis, ou coração de pobre. O Antigo Testamento, ao falar de Misericórdia não usa a palavra ‘coração’, mas útero (rahamim). O misericordioso é aquele que tem espaço interior para acolher a vida, as pessoas. Deus tem materna Misericórdia. Todos fomos gerados em seu divino ‘útero’. Ser misericordioso como Deus é ter espaço no coração para os irmãos.
Maria é o exemplo de Misericórdia. Teve ouvidos para ouvir o anúncio do anjo Gabriel, espaço interior para acolher o Filho de Deus, esteve atenta às necessidades de Isabel, em Cana da Galiléia, durante a festa de casamento percebeu que havia um problema, e teve espaço no seu coração para o levar a Jesus e apresentar uma solução para o mesmo, esteve junto à cruz de Jesus e acolheu João como filho, esteve com os apóstolos reunidos no Cenáculo à espera do Espírito Santo.
Ela é exemplo de alguém que sempre teve espaço no coração para Deus e para os irmãos. A pergunta a me fazer é esta: “Como está o espaço no meu coração para os irmãos e irmãs? Tenho tido espaço no meu coração para acolher a todos, ou alguém não encontra espaço no meu coração?”
Lembre-se: “Para viver o , isto é, para Ser misericordioso como Deus preciso ter espaço no coração para os irmãos”. Peçamos à Mãe da Misericórdia que interceda por nós.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

São Sebastião

O santo de hoje nasceu em Narbonne; os pais eram oriundos de Milão, na Itália, do século terceiro. São Sebastião, desde cedo, foi muito generoso e dado ao serviço. Recebeu a graça do santo batismo e zelou por ele em relação à sua vida e à dos irmãos.Ao entrar para o serviço no Império como soldado, tinha muita saúde no físico, na mente e, principalmente, na alma. Não demorou muito, tornou-se o primeiro capitão da guarda do Império. Esse grande homem de Deus ficou conhecido por muitos cristãos, pois, sem que as autoridades soubessem -nesse tempo, no Império de Diocleciano, a Igreja e os cristãos eram duramente perseguidos –,porque o imperador adorava os deuses. Enquanto os cristãos não adoravam as coisas, mas as três Pessoas da Santíssima Trindade. Esse mistério o levava a consolar os cristãos que eram presos de maneira secreta, mas muito sábia; uma evangelização eficaz pelo testemunho que não podia ser explícito. São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante de um imperador muito triste, porque era uma traição [ao Império]. Mas ele deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço; denunciando o paganismo e a injustiça. São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensar que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.

Comemoramos a festa de São Sebastião dia 20/01

Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=1&dia=20&id=20

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Leitura do Mês de Janeiro: Testemunhas da Esperança

Fim da Guerra do Vietnã, 1976.O novo governo,marxista, prende as pessoas consideradas perigosas para o povo. Entre elas, o arcebispo católico François Van Thuan.Ele passa treze anos no cárcere, nove incomunicáveis; depois vai para um "campo de reeducação"... Só lhe restam duas possibilidades: amar a Deus,no segredo de sua cela,e amar cada próximo que encontra.Virada de Milênio, Ano Jubilar de 2000. João Paulo II convida Van Thuan a pregar um retiro à Cúria romana.
Com profundidade, simplicidade e humor, o bispo vindo do Oriente dá o testemunho de um homem de esperança, de como o amor pode ser vivido em situações de conflito.
Hoje, Testemunhas da Esperança recolhe as meditações de Van Thuan, falecido em 2002 e cuja causa de beatificação está em andamento.


Livro: TESTEMUNHAS DA ESPERANÇA
Autor: François X. N. Van Thuan

Indico a todos os Leitores que gostam de ler livros que relata uma espiritualidade muitíssimo atual, pilar que é a Igreja - com toda a humanidade.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Inquisição - A história não contada

É um vídeo muito interessante,porque mostra a história da Inquisição de uma maneira que defere daquela que aprendemos na escola.Vale a pena assistir a versão oficial,que mostra oficialmente o que foi a Inquisição.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ANÚNCIO DAS SOLENIDADES MÓVEIS DE 2011


(A ser proclamado na Solenidade da Epifania)

Irmãos caríssimos,
a glória do Senhor manifestou-se,
e sempre há de manifestar-se no meio de nós
até a sua vinda no fim dos tempos.
Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo
recordamos e vivemos os mistérios da salvação.
O centro de todo o ano litúrgico
é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado,
que culminará no Domingo de Páscoa,
este ano a 24 de abril.
Em cada Domingo, Páscoa semanal,
a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento,
no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte.
Da celebração da Páscoa do Senhor
derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico:
as Cinzas, início da Quaresma, a 9 de março;
a Ascenção do Senhor, a 5 de junho;
Pentecostes, a 12 de junho;
o primeiro Domingo do Advento, a 27 de novembro.
Também nas festas da Santa Mãe de Deus,
dos Apóstolos, dos Santos
e na Comemoração dos Fiéis Defuntos,
a Igreja peregrina sobre a terra
proclama a Páscoa do Senhor.
A Cristo, que era, que é e que há de vir,
Senhor do tempo e da história,
louvor e glória pelos séculos dos séculos.
Amém.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Epifania do Senhor

Domingo, 2 de Janeiro de 2011
Epifania do Senhor

Hoje, celebramos a solenidade da Epifania do Senhor. Trata-se de uma palavra grega para indicar a apresentação do Menino Jesus para o mundo. Essa palavra significa “Manifestação” do Senhor.
Uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. E neste dia também se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a “Epifania do Senhor”. Ou seja, o nascimento de Jesus.O evangelho desta solenidade é tirado de Mateus 2,1-12 que fala de uma estrela que guiou os reis magos – Gaspar, Belchior e Baltasar – até Belém, para que lá descobrissem “o rei dos judeus recém-nascido e o adorassem”.E Mateus acrescenta, no seu evangelho: “entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e prostrados o adoraram”.

A viagem do Oriente, a busca, a estrela que apareceu aos Magos, a vista do Salvador e sua adoração constituem as etapas que os povos e cada pessoa deveriam percorrer na sua caminhada ao encontro do Salvador do mundo. A luz e o seu convite não são coisas do passado, porque é para gente como os reis magos que se dirige a história de cada um de nós.
Para que pudessem provar a alegria de ver Cristo, de adorá-lo e de oferecer-lhe os seus dons, os reis Magos passaram por situações nas quais tiverem sempre de perguntar, sempre seguir um sinal enviado por Deus.
A firmeza e a constância, sobretudo na fé, é impossível sem sacrifícios, mas é justamente daqui que nasce a alegria indizível da contemplação de Deus que se revela a nós, assim como a alegria de dar ou de dar-se a Deus: “ao ver a estrela, eles provaram uma grandíssima alegria”.
Nós podemos ver a estrela na doutrina e nos sacramentos da Igreja, nos sinais dos tempos, nas palavras sábias e nos bons conselhos que, em seu conjunto, constituem a resposta às nossas perguntas sobre a salvação e sobre o Salvador.
epifania do senhor 300x243 Epifania do Senhor
Alegremos, também nós, pelo fato de que Deus, velando sempre, na sua misericórdia, sobre quem caminha guiado por uma estrela, nos revela de tantos modos a verdadeira luz, o Cristo, o Rei salvador.
Oxalá que hoje escutemos a voz do recém-nascido. E se não a percebemos, limpemos os nossos ouvidos, curemos a nossa surdez de alma e não fiquemos sozinhos e tristes como Herodes.
Vamos ao portal de Belém e com fé e sensibilidade, desde o mais profundo de nosso coração, adoremos Jesus, prometendo-lhe que seguiremos sempre sua estrela.


Fonte: La Chiesa


O Significado do Ouro, Incenso e Mirra nos dias de hoje.

  • Ouro hoje representa a Nossa vida, a nossa entrega
  • Incenso hoje representa a nossa Oração.Quando rezamos e pedimos a nossa oração e como o incenso que queima e eleva ao céu.
  • Mirra representa a imortalidade , o Senhor se fez homem pra morrer por cada um de nós.

Marcelo Rocha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...